quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cancro da Mama

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.

Anualmente, em Portugal, são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença. Mesmo assim cerca de 1% de todos os cancros da mama ocorrem no homem.                  
                                                                  Glândula Mamária

A mama é uma glândula que pode produzir leite.
Cada mama assenta nos músculos do peito (peitorais) que cobrem as costelas.
A mama encontra-se dividida em 15 a 20 secções, os chamados lobos. Estes, por sua vez, dividem-se em lobos mais pequenos, chamados de lóbulos.
Os lóbulos contêm grupos de pequenas glândulas que produzem leite.
O leite flui dos lóbulos através de uns tubos finos, os ductos, até ao mamilo.
O mamilo é o centro de uma área escura de pele, a aréola.
O espaço entre os lóbulos e os ductos é preenchido com gordura.
Detecção precoce do cancro da mama
Quando o cancro é detectado precocemente, a probabilidade do tratamento ser eficaz e bem sucedido é muito mais elevada. Assim, é extremamente importante fazer exames de rastreio, antes de surgirem quaisquer sinais ou sintomas, pois só assim se poderá detectar e tratar precocemente o cancro.
Mulheres com 40 anos ou mais, devem fazer uma mamografia (raio-X da mama) anualmente ou em cada dois anos, para rastreio deste tipo de cancro. Caso haja história familiar desta patologia a mamografia pode ser efectuada antes desta idade.

O auto-exame da mama e o exame clínico também são deveras importantes no despiste de nódulos e quistos da mama que poderão tratar-se de um cancro.
Sinais de alerta 
O cancro da mama pode causar alterações físicas visíveis, que devem ser observadas com atenção. Eis uma imagem que exemplifica muito bem todos os sinais de alerta que não se podem deixar passar em branco...


1 comentário:

  1. Parabéns! Louvo a sua iniciativa de criar um Blog sobre uma matéria tão carente de informação.
    O cancro, dada a sua conjuntura tão variável, isto é, acessível a qualquer órgão do ser humano é, das doenças mais temíveis da sociedade mas, se utilizarmos a prevenção e a consulta médica atempada, poderá ser curado mais facilmente.
    Ficarei atento aos seus esperados apontamentos e, naturalmente, serei um observador interessado sobre o tema em epígrafe.

    @teixeira

    ResponderEliminar